sábado, 25 de junho de 2011

Efeitos Decorativos

Hoje em dia estamos cercados de técnicas para decorar as paredes, temos papel de parede, pedras, madeiras, laminados, adesivos, etc., mas não é sobre nenhum deles que quero falar, a minha atenção hoje esta voltada para os efeitos decorativos, eles deixam as paredes simplesmente lindas e modernas e com um estilo muito charmoso. 

A Suvinil tem uma linha completa de efeitos: 

 Mármore, Concreto, Madeira, Bambu, Jeans, Jeans lavado, Linho, Patina, Palha, Camurça, Aço escovado, Seda, Listra, Craquelado, Lunar e Fundo Magnético.


Conheça alguns efeitos:

Efeito Mármore:

Deixa a parede como se estivesse revestida de mármore, cria um efeito lindo e com gasto bem menor do que usar a própria pedra e pode ser feita na cor que quiser. 






Veja como fazer no link abaixo.



Efeito Concreto:

O concreto deixa a parede com aspecto clean e é levado para dentro dos ambientes, num conceito contemporâneo e moderno. Esse efeito foi muito usado na casa cor.



Casa Cor Maranhão

Casa Cor Santa Catarina





Conheça melhor esse efeito no link abaixo:


Efeito Madeira:

Esse efeito é ideal para quem quer ter paredes revestida de madeira e precisa fazer economia, por simular madeira, deixa o ambiente mais acolhedor.



Para aprender a fazer esse efeito, veja o link abaixo:


Bom, esses são alguns exemplos do que você pode fazer para deixar as suas paredes demais e sem gastar muito, eu me rendi aos efeitos e farei o mármore no lavabo, patina na sala de jantar, jeans e o fundo magnético no quarto, assim que o pintor terminar tiro foto e faço um post.

Para conhecer os outros efeitos entre no site: 

Beijinhos! 


terça-feira, 21 de junho de 2011

Gesso



Apelidado de coringa da decoração o gesso é muito versátil, pode ser usado para diversas finalidades.

Ex. Sanca, forro, divisórias, estantes, armários, roda meio, roda pé, roda teto, etc.

Existem várias formas de se usar o gesso, mas as principais são na construção e na decoração. Ele tem algumas restrições, não suporta muito peso e também ser molhado constantemente.

O gesso pode proporcionar privacidade se utilizá-lo para separar ambientes com paredes feitas de dry wall com gesso acartonado, ou para delimitar espaços utilizando colunas.

Por ser muito versátil ele embuti iluminação, esconde ferragens e etc.

Para quem deseja utilizar o gesso para rebaixamento de forro ou sanca, precisa ficar atento nessa dica:

A altura mínima do pé direito de um imóvel deve ser de 2,70m e para rebaixar um teto com gesso convencional é necessário um espaço entre o teto e o gesso de 15 cm para a fixação das placas. Se for gesso acartonado pede-se entre 6 e 10 cm para a fixação dos perfis de alumínio onde serão parafusados.

Ou seja: É necessário que o pé direito tenha no mínimo 2,85m para fazer o rebaixamento convencional ou 2,80m para fazer o acartonado.
Se caso o pé direito já tiver 2,70m, pode optar em colocar molduras somente.  

Tanto o rebaixamento, como a sanca auxiliam na colocação de lâmpadas embutidas.

Para quem tem dúvidas se as sancas ainda estão sendo usadas na decoração, saiba que sim, mas não mais como antes, hoje ela é usada de forma moderada e com linhas mais retas.

Pelo que tenho visto, o rebaixamento está em alta e deixa o ambiente mais limpo e jovial.

 Ou seja, sanca, rebaixamento ou sanca e rebaixamento juntos, pode ser usado sem medo, desde que não comprometa o pé direito de no mínimo 2,70m.

Gesso convencional: Tem 70x70 cm e é composto de puro gesso fundido com encaixes.

Gesso acartonado: É constituído por duas folhas de papelão recheado de gesso e tem aproximadamente 4x o tamanho do gesso convencional, mas custa mais caro.

Parede de gesso:

Com o dry wall podemos fazer paredes de gessos tranquilamente e o melhor é que assim como em qualquer outra parede, pode receber qualquer revestimento, papel de parede, tecido, cerâmica, madeira, laminado, texturas e efeitos.

Para pendurar quadros é importante utilizar buchas e parafusos próprios para gesso.


Fotos para inspiração:





























segunda-feira, 20 de junho de 2011

Material de Demolição

Muitos de nós já ouvimos falar sobre material de demolição, até por que hoje em dia na decoração esse tipo de material está muito em alta, mas será que todos sabem do que se trata? Bom para os que são totalmente leigos no assunto resolvi escrever um pouco sobre ele.

Materiais de demolição são materiais antigos, retirado de construções antigas, ou seja, porta, portões, tijolos, madeira, taco, etc. Tudo que pode ser reaproveitado de uma construção antiga.
Esse material tem muito valor hoje em dia, depois de terem virado peças fundamentais para muitos decoradores e arquitetos, esse tipo de material valorizou bastante, os revendedores costumam pedir preços justo para alguns ou preços salgados para outros, tudo vai depender do seu bolso ou da sua vontade de ter alguma peça de demolição em sua residência. É muito importante ficarmos atentos com o que descartamos ou que vemos jogados pelas ruas.

Veja algumas fotos desses tipo de material:
























O meu sogro o Sr Arlindo é expert em reciclagem, tudo ele reaproveita, ele já fez muitas coisas com material de demolição.


Veja algumas de suas idéias:







 Mesinha de telefone, feita com vário tipo de madeira reaproveitada.












 Esse banquinho também, feito de madeira achada em vagonetas. 













  Esse foi feito de madeira reaproveitada e os pés de aço e PVC nas pontas para deixá-lo mais alto







Essa porta foi retirada da casa antiga dele, ele pintou e reaproveitou.










A janela, também foi retirada da casa antiga, ganhou um banho de tinta e um novo lugar.











 Essa mesa o meu sogro fez para o meu esposo, ele queria uma bancada de trabalho para colocar na nossa casa nova, então o meu sogro fez, ele utilizou caibro para fazer os pés e madeira retirada de andaime para fazer o tampo.














 De uma olhada no corrimão, ele utilizou tubo de aço galvanizado e para fazer a ponteira, utilizou tampa de garrafa.







  A escada é composta por vários tipos de piso, ele utilizou sobras do piso do banheiro e de outros lugares.







 Ele fez essa mesinha bem bacana, para guardar as comidas dos passarinhos, olha como ficou legal e criativo.











O piso é composto de cacos de pisos antigos.

As fotos foram tiradas na casa dele, não é legal ver como tudo se aproveita?

 Veja algumas dicas para não errar, retiradas da revista Casa e Jardim

- Tijolo retirado de construções centenárias é utilizado apenas para pequenas intervenções, devido ao seu valor elevado, 85% superior ao dos modelos comuns.

- No estado natural ou já enceradas, as tábuas de madeira de demolição geralmente custam o mesmo valor.

   - Os dormentes estão lado a lado da madeira de demolição no quesito sustentabilidade. A diferença essencial é que as peças são retiradas de ferrovias. Com certeza, um atrativo a mais na escolha.

  - Janelas antigas não precisam de muitos retoques, apenas de uma nova pintura. Certifique-se de que não haja cupins na madeira e de que as ferragens ainda funcionem.

- Procure não modificar os modelos antigos de porta, preservando grandes e vitrais originais, para que não percam o seu valor de troca.