terça-feira, 21 de junho de 2011

Gesso



Apelidado de coringa da decoração o gesso é muito versátil, pode ser usado para diversas finalidades.

Ex. Sanca, forro, divisórias, estantes, armários, roda meio, roda pé, roda teto, etc.

Existem várias formas de se usar o gesso, mas as principais são na construção e na decoração. Ele tem algumas restrições, não suporta muito peso e também ser molhado constantemente.

O gesso pode proporcionar privacidade se utilizá-lo para separar ambientes com paredes feitas de dry wall com gesso acartonado, ou para delimitar espaços utilizando colunas.

Por ser muito versátil ele embuti iluminação, esconde ferragens e etc.

Para quem deseja utilizar o gesso para rebaixamento de forro ou sanca, precisa ficar atento nessa dica:

A altura mínima do pé direito de um imóvel deve ser de 2,70m e para rebaixar um teto com gesso convencional é necessário um espaço entre o teto e o gesso de 15 cm para a fixação das placas. Se for gesso acartonado pede-se entre 6 e 10 cm para a fixação dos perfis de alumínio onde serão parafusados.

Ou seja: É necessário que o pé direito tenha no mínimo 2,85m para fazer o rebaixamento convencional ou 2,80m para fazer o acartonado.
Se caso o pé direito já tiver 2,70m, pode optar em colocar molduras somente.  

Tanto o rebaixamento, como a sanca auxiliam na colocação de lâmpadas embutidas.

Para quem tem dúvidas se as sancas ainda estão sendo usadas na decoração, saiba que sim, mas não mais como antes, hoje ela é usada de forma moderada e com linhas mais retas.

Pelo que tenho visto, o rebaixamento está em alta e deixa o ambiente mais limpo e jovial.

 Ou seja, sanca, rebaixamento ou sanca e rebaixamento juntos, pode ser usado sem medo, desde que não comprometa o pé direito de no mínimo 2,70m.

Gesso convencional: Tem 70x70 cm e é composto de puro gesso fundido com encaixes.

Gesso acartonado: É constituído por duas folhas de papelão recheado de gesso e tem aproximadamente 4x o tamanho do gesso convencional, mas custa mais caro.

Parede de gesso:

Com o dry wall podemos fazer paredes de gessos tranquilamente e o melhor é que assim como em qualquer outra parede, pode receber qualquer revestimento, papel de parede, tecido, cerâmica, madeira, laminado, texturas e efeitos.

Para pendurar quadros é importante utilizar buchas e parafusos próprios para gesso.


Fotos para inspiração:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário